O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) definiu na última terça-feira (31) a empresa que venceu a licitação para elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para construção de uma nova ponte de ligação do Estado com Mato Grosso do Sul. A licitação ocorreu por meio do sistema de Pregão Eletrônico, no qual as participantes disputam entre si através de lances, com o menor valor sendo considerado arrematante.
O projeto consiste em construir uma ponte sobre o Rio Paraná, que deve ter 2 quilômetros de extensão. A nova ligação vai ser entre o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná, região Noroeste, com o município de Taquarussu, sudeste de MS.
A empresa Neoconstec Consultoria Técnica arrematou o pregão com a proposta de aproximadamente R$ 2,8 milhões. Os governos do Paraná e MS firmaram um convênio em 2022 com a hidrelétrica Itaipu Binacional, que vai custear os estudos.
Agora, a empresa deve protocolar os documentos de habilitação para que a comissão de julgamento do DER/PR analise a capacidade e qualificação. Na sequência será declarada uma vencedora, ou, convocada a segunda participante para apresentação de documentos. O estudo visa apontar vantagens, desvantagens, impulso no desenvolvimento socioeconômico da região, possíveis impactos ambientais, além das técnicas de engenharia a serem aplicadas para verificar de fato a viabilidade da obra.
A ideia é diminuir o tempo de viagem até o Porto de Paranaguá, gerando mais economia e agilidade no escoamento da produção. A proposta também prevê no lado paranaense a restauração de quase 20 km da PR-577, incluindo a construção de um contorno em Porto São José. Já no perímetro sul-mato-grossense, vai ser realizada a implantação de 30 km da rodovia MS-473, além de um viaduto de acesso em Taquarussu.
Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, a ponte será um importante ponto de interligação entre as regiões Sul e Centro-Oeste do País, criando um novo corredor logístico entre os dois estados, que são os maiores produtores agropecuários do Brasil.