Campo Grande 00:00:00 Domingo, 17 de Novembro de 2024


Rural Sábado, 04 de Fevereiro de 2023, 13:36 - A | A

Sábado, 04 de Fevereiro de 2023, 13h:36 - A | A

Corredor logístico

Definida a empresa que vai fazer estudo técnico da ponte que ligará MS ao Paraná

Prazo para concluir o estudo é de 18 meses, a contar após a emissão da ordem de serviço

Livia Bezerra
Capital News

Divulgação/Semadesc

Definida a empresa que vai fazer estudo técnico da ponte que ligará MS ao Paraná 

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) definiu na última terça-feira (31) a empresa que venceu a licitação para elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para construção de uma nova ponte de ligação do Estado com Mato Grosso do Sul. A licitação ocorreu por meio do sistema de Pregão Eletrônico, no qual as participantes disputam entre si através de lances, com o menor valor sendo considerado arrematante.

 

O projeto consiste em construir uma ponte sobre o Rio Paraná, que deve ter 2 quilômetros de extensão. A nova ligação vai ser entre o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná, região Noroeste, com o município de Taquarussu, sudeste de MS.

Divulgação/Semadesc

Definida a empresa que vai fazer estudo técnico da ponte que ligará MS ao Paraná

Mapa aponta onde será construída a nova ponte

A empresa Neoconstec Consultoria Técnica arrematou o pregão com a proposta de aproximadamente R$ 2,8 milhões. Os governos do Paraná e MS firmaram um convênio em 2022 com a hidrelétrica Itaipu Binacional, que vai custear os estudos.

 

Agora, a empresa deve protocolar os documentos de habilitação para que a comissão de julgamento do DER/PR analise a capacidade e qualificação. Na sequência será declarada uma vencedora, ou, convocada a segunda participante para apresentação de documentos. O estudo visa apontar vantagens, desvantagens, impulso no desenvolvimento socioeconômico da região, possíveis impactos ambientais, além das técnicas de engenharia a serem aplicadas para verificar de fato a viabilidade da obra.

 

A ideia é diminuir o tempo de viagem até o Porto de Paranaguá, gerando mais economia e agilidade no escoamento da produção. A proposta também prevê no lado paranaense a restauração de quase 20 km da PR-577, incluindo a construção de um contorno em Porto São José. Já no perímetro sul-mato-grossense, vai ser realizada a implantação de 30 km da rodovia MS-473, além de um viaduto de acesso em Taquarussu.

Deurico/Capital News

Eduardo Riedel anuncia cinco secretários para sua futura administração

Jaime Verruck, Semagro

 

Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, a ponte será um importante ponto de interligação entre as regiões Sul e Centro-Oeste do País, criando um novo corredor logístico entre os dois estados, que são os maiores produtores agropecuários do Brasil.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS