Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2007, 11:59 - A | A

Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2007, 11h:59 - A | A

Dia Nacional do Extensionista Rural será comemorado amanhã

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Será comemorado amanhã (6) em Mato Grosso do Sul, assim como em vários estados, o Dia Nacional do Extensionista Rural.

No Estado, a instituição responsável pelas ações de assistência técnica e extensão rural é a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), onde atuam mais de 200 extensionistas. Estes profissionais são responsáveis pela prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural a agricultores familiares, tradicionais, indígenas, quilombolas, assentados e pescadores artesanais, totalizando mais de 59.000 famílias assistidas.

O dia 6 de dezembro já vem sendo comemorado há muitos anos pelos extensionistas rurais. A data representa um marco para o trabalho destes profissionais, uma vez que em 6 de dezembro de 1948 surgiu no Brasil a Associação de Crédito e Assistência Rural de Minas Gerais (Acar-MG), primeira instituição de extensão rural do país.

Pela primeira vez neste ano, a data será comemorada oficialmente. Um projeto de lei apresentado no último dia 3 de outubro institui a data como Dia Nacional do Extensionista Rural. O projeto encontra-se em tramitação no Congresso Nacional.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), atualmente no Brasil existem 16.600 extensionistas rurais, distribuídos em 4.500 escritórios.


Comemoração: Desde a última segunda-feira (3), a Agraer está se mobilizando na realização da Semana da Extensão Rural em Mato Grosso do Sul. Para isso foram organizados cursos de capacitação voltados para extensionistas, uma palestra motivacional e uma festa de confraternização que encerrará as comemorações na próxima sexta-feira (7).

Para o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão o objetivo com a realização da semana é promover a valorização do extensionista rural. “Todas as ações de tecnologia, inovação e arranjo produtivo são repassadas aos produtores por meio do extensionista. Por isso considero este profissional como o instrumento mais importante do sistema de produção e geração de renda hoje no Brasil”, aponta Roldão. (Com informações do Governo do MS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS