Mato Grosso do Sul registra neste mês de maio uma alta valorização no preço da soja, chegando a 27% comparando ao mês de março. De R$ 41,50 o valor da saca de 60 quilos saltou para R$ 55,00 em média na Capital.
A valorização dos grãos deixa os produtores rurais contentes, pois segundo Christiano Bortolotto, diretor da Aprosoja/MS, este aumento representa a reposição dos prejuízos nas safras passadas. “ Já sofremos muito pelo alto custo na produção, maior, muitas vezes, do que o lucro adquirido no fim de cada safra, Agora é a vez de compensar todo o prejuízo” – acrescenta Bortolotto.
Mas segundo o próprio diretor, agora a preocupação é outra. “ Com o aumento do preço da soja, os insumos também aumentam. O problema será se a soja diminuir e os preços dos produtos manterem o preço elevado, ai sim será preocupando para o produtor” – desabafa Christiano para a reportagem do Capital News.
Apesar da soja ter aumentado sua área de plantação nesta safra 2011/12, no Mato Grosso do Sul, a produtividade é inferior a 10,4% comparando ao ano passado, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
De acordo com o agrônomo da Conab, Fernando Zefrino, o grande motivo foi à forte estiagem que prejudicou as lavouras no Estado. “ Este ano foi a falta de chuva que lesou a produtividade da soja, diferente do ano passado que sofreu pelo excesso de água logo no Início da safra. Mesmo assim, os números de produção da safra 2010/11, estão bem acima do que deste ano sendo reduzida de 5,169 milhões de toneladas para 4,629 milhões de toneladas” – explica.