O setor sucroenergético de Mato Grosso do Sul e do estado vizinho Goiás, se preparam para realizar dois grandes eventos do setor nos próximos meses. Para isso, fará o lançamento dos eventos, a Canacentro e Canasul, na próxima terça-feira (17), na sede da Famasul (Federação da Agricultura de MS). São dois eventos planejados para fomentar este que se mostra um dos mais promissores segmentos do agronegócio da atualidade, aponta a a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de MS).
O 1º Congresso do Setor Sucroenergético do Brasil Central (Canacentro 2012) será realizado em Goiânia, nos dias 15 e 16 de agosto. O evento vai discutir a sustentabilidade da produção sucroenergética com produtores independentes, indústrias e governos, reunindo todos os elos envolvidos na cadeia produtiva. O país produz hoje mais de 571 milhões de toneladas.
Já o 6º Congresso de MS (Canasul) será realizado em Dourados, de 22 a 24 de outubro de 2012, no Sindicato Rural do município. Vai reunir pesquisadores e empresários dos segmentos agrícola, metal mecânico e biocombustíveis. O evento é uma realização da Prefeitura de Dourados, da Famasul, Biosul e Seprotur.
Conforme Roberto Hollanda, presidente da Biosul, os eventos são de suma importância para levar e trazer conhecimentos, além de divulgar o setor para sua consolidação. “São momentos de apresentarmos as tecnologias, apreender novas técnicas e divulgar o que fazemos para mostrar o setor, que por exemplo, novamente deve contribuir com aumento na economia do Estado”, aponta.
Safra continua em alta
A safra 2012/2013 de cana-de-açúcar deverá ter aumento de 11,7% em Mato Grosso do Sul, chegando a 37,8 milhões de toneladas segundo estimativas da Biosul. “A alta continua como nos últimos anos, mas é bem melhor que na última safra, que foi de apenas 4%”, diz Hollanda.
Consequentemente, a produção de etanol, que detém 63% do mix de produção, deverá crescer 26%, chegando a dois bilhões de litros. A produção de açúcar será elevada em 5,72%, com expectativa de atingir 1,67 milhões de toneladas.
Além do açúcar e álcool, a bioeletricidade se consolida como terceiro produto oferecido pelas usinas. O estado entregou para o sistema interligado nacional 1.100 GWH em 2011, o que representa segundo a Biosul quase o dobro do consumo de todo o setor industrial no ano anterior, que foi de 638 Gigawatt-hora. Para 2012, a expectativa é elevar em 18% a cogeração de energia, chegando a 1.300 Gwh.
Lançamento
O lançamento mostrará como serão abordadas as perspectivas e demandas geradas pelo crescimento do setor sucroenergético no Estado e na região Centro-Oeste por meio dos eventos realizados em Mato Grosso do Sul e Goiás.
O anúncio acontecerá na sede da Famasul, na terça-feira, às 8h30, e contará com a presença do prefeito de Dourados, Murilo Zauith.