Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 31 de Dezembro de 2024


Rural Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2008, 08:50 - A | A

Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2008, 08h:50 - A | A

Expogrande será lançada nesta segunda na Capital

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Será oficialmente lançada a edição comemorativa aos 70 anos da Expogrande (Exposição Agropecuária e Industrial de Campo Grande) nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro, às 20h. E segundo estimam os organizadores, a mostra, que acontece entre os dias 3 e 13 de abril, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (MS), "promete ser histórica".

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês), José Carlos Dorneles, não tem dúvidas sobre a importância deste evento para a pecuária brasileira e especialmente para a raça Charolês. "Nossa genética tem larga tradição de participação e de demanda nesta exposição, que se realiza num ponto estratégico para a produção pecuária nacional", aponta.

Para o dirigente, especialmente neste momento positivo para a pecuária como um todo e quando fica evidente a retomada dos cruzamentos industriais no centro do País, o Charolês ganha ainda mais interesse dos produtores de carne de qualidade, em razão de sua performance de heterose comprovada. "Na comparação com outras raças, o cruzamento com Charolês gera, em média, na idade de abate, até duas arrobas a mais", sintetiza.

Os criadores estão otimistas porque já é certo que as raças taurinas vão ganhar força, comparecendo em peso nesta edição da feira. A principal empresa leiloeira que organiza pregões na mostra - a Leiloboi - prevê a realização de eventos com a venda de animais das raças Charolês, Canchim, Senepol, Blonde DAquitaine, Santa Gertrudis, Limousin e Bonsmara. Na edição de 2007, somente a raça Charolês e a Bonsmara promoveram leilões. E este ano a raça Charolês deve fazer dois leilões.

Segundo informa o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul - a principal promotora e organizadora do evento), Laucidio Coelho Neto, o número de leilões (já estão confirmados 45 pregões), assim como de animais e stands ainda não está fechado, mas a expectativa é de que supere os registrados no ano passado. "Com a recuperação do setor agropecuário, principalmente da arroba do boi, acreditamos que a Expogrande será uma feira alegre, um momento de festa e de bons negócios", anuncia o dirigente.

No ano passado, na 69a edição, o faturamento geral da feira chegou a R$ 117 milhões, sendo 42 leilões, número 55% maior que o da edição de 2006, quando o movimento geral totalizou R$ 75,6 milhões. Neste ano, a confirmação de mais leilões de animais e a recuperação do mercado pecuário, está desenhando um momento mais favorável que o do ano passado, animando a elevação também de faturamento da feira.

Nas argolas e pistas o acréscimo esperado este ano é de, pelo menos, 33%, trazendo 20 mil animais ao Parque de Exposições Laucidio Coelho, frente aos 15 mil presentes no ano passado. "Estamos convocamos os produtores a comparecer, levar seus animais e comemorar essa edição histórica junto com a Acrissul", instiga o presidente. Com informações da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês). (AB)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS