O faturamento das exportações este ano deve ter uma ligeira caída em relação a 2013, a perda dos últimos doze meses já amarga números de quase 4,3% do faturamento do setor.
O maior resultado negativo se deu no setor sucroalcooleiro, com queda tantos no volume exportado quanto no preço recebido pelos exportadores. Na mesma linha estão o suco de laranja e o milho. Essa queda se deu pela primeira vez depois da crise financeira mundial. Os resultados ainda apontam que o faturamento em 2014 deve ficar um pouco abaixo do recorde conseguido em 2013.
Os índices de queda apontam para números em torno de 15% do volume embarcado, e de 7,15% da receita em setembro deste ano comparado a setembro do ano passado. Nos primeiros oito meses deste ano exportadores receberam US$ 77 bilhões de dólares significando 2,5% a menos que o mesmo período do ano passado. E nos últimos doze meses o faturamento de US$ 99 bilhões indica retração de 4,3%.
Já outros produtos como café, carne, grãos, carne de aves, óleo de soja, celulose, madeira, soja em grãos mantiveram crescimento de volume embarcado. Desde 2000 o setor do agronegócio brasileiro tem aumentado sua participação no mercado internacional de alimentos, na ordem de 230% na comparação das médias do ano 2000 e dos nove primeiros meses de 2014.