Os técnicos da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) discutem nesta quarta-feira (10) o projeto Indicadores Econômicos para Mato Grosso do Sul. A reunião trata do levantamento dos insumos agropecuários que está sendo feito pela Famasul e os Sindicatos Rurais do Estado nos estabelecimentos comerciais da capital e interior.
Pelo projeto, serão levantados dados que irão colaborar para apontar o Produto Interno Bruto (PIB) por cadeia de produção e o Valor Bruto de Produção (VBP) das principais commodities do Estado. As cadeias produtivas contempladas pelo estudo são de bovinocultura de corte, leite, cana de açúcar, soja, milho e silvicultura.
Uma das metodologias adotadas pelo projeto Indicadores Econômicos é a formação da Matriz Insumo Produto (MIP), que vai levantar, além do preço dos insumos, dados como taxas de câmbio, impostos, valor de mão de obra, entre outros. O projeto conta com parceria da Aprosoja/MS, do governo do Estado, UFMS e UFPR.