Campo Grande 00:00:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2025


Rural Quinta-feira, 23 de Outubro de 2008, 09:02 - A | A

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2008, 09h:02 - A | A

Famasul estimulará produção sustentável dos pequenos em MS

Da Redação (JG)

“Território da Reforma”, projeto que vai desenvolver pequenas propriedades rurais em 11 municípios do Estado será lançado nesta quinta-feira, às 14 horas, no auditório da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

O investimento superior a R$ 1,4 milhão beneficiará mais de 13 mil agricultores familiares (8.812 produtores assentados), 358 famílias de pescadores, três comunidades remanescentes de quilombos e seis comunidades indígenas. Os produtores serão capacitados em gestão e uso de novas tecnologias e estimulados a agir em cooperação. O mercado também será fortalecido com ações voltadas à diversificação e sustentabilidade da produção.

As cidades de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Nioaque, Sidrolândia e Terenos formam o “Território da Reforma”, complemento do projeto “Territórios da Cidadania”, do Governo Federal. Em Mato Grosso do Sul, a parceria para a realização do “Território da Reforma” foi firmada entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MS, Famasul e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –Administração Regional).

Para ser beneficiado com o apoio e financiamento das atividades de geração de renda como fruticultura e turismo rural,entre outros, o produtor precisa ser beneficiário do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e as propriedades devem ter no máximo quatro módulos fiscais (unidade de medida utilizada na classificação do tamanho da propriedade rural).

A classificação varia de acordo com a localidade. Para participar do projeto, uma propriedade em Bela Vista, por exemplo, poderá ter até 200 hectares. No município, um módulo fiscal equivale a 50 hectares.

A execução do “Território da Reforma” fica por conta da Funar (Fundação Educacional para Desenvolvimento Rural). As prefeituras, Sindicatos Rurais e Delegacia Estadual do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) das 11 cidades sul-mato-grossenses que formam o “Território da Reforma” são parceiras do projeto.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS