O diretor-secretário da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), Dácio Queiroz, se reuniu na tarde desta segunda-feira (15) com o secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, para viabilizar o cumprimento do mandado de reintegração de posse da Fazenda Santo Antônio de Nova Esperança, localizada no município de Rio Brilhante.
De acordo com o diretor, a FAMASUL está trabalhando para que a desocupação dos indígenas seja cumprida ainda este ano. "Estamos viabilizando essas ações políticas para resolver essa situação o mais rápido possível em Rio Brilhante", afirma.
Jacini garante que o governador do Estado, André Puccinelli, já está ciente do fato e que as providências já estão sendo tomadas.
Reintegração de posse
Na última quarta-feira (10), o Ministério Público Federal noticiou o cumprimento do mandado de reintegração de posse da propriedade localizada no município de Rio Brilhante. Dácio Queiroz levou pessoalmente o mandado para a secretária de Produção e Turismo do Estado (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. "Nós estamos agindo politicamente para que o problema seja resolvido o mais rápido possível", afirma Queiroz.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Rio Brilhante, Leonardo Mendonça Thomaz, a invasão dos indígenas aconteceu no dia 20 de fevereiro deste ano e até agora a questão vem sendo protelada. O diretor afirma ainda que a assessoria jurídica da FAMASUL vai estudar uma forma para que seja feita uma cobrança mais eficaz do cumprimento desse mandado, viabilizando a resolução do problema antes de 2009. (Assessoria)