O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), participa nesta quinta-feira (4) da Showtec destacando setor de floresta e os projetos de integração lavoura-pecuária. Os técnicos do Estado estarão à disposição dos visitantes, na sala de reuniões da Fundação MS.
Dentre os temas abordados, os técnicos da Seprotur levarão informações a respeito do convênio celebrado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que prevê a instalação no Estado de 14 unidades demonstrativas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). Vale lembrar que em dezembro do ano passado, o Senado aprovou um Projeto de Lei que institui a Política Nacional de iLPF, que dará um novo impulso a este instrumento voltado a recuperação das pastagens degradas e diversificação econômica.
Em todo o País, segundo estimativa divulgada pela Embrapa Transferência de Tecnologia, existem 50 milhões de hectares de pastagens em degradação, destas, cerca de 9 milhões estão degradas ou em processo de degradação em Mato Grosso do Sul. E a cooperação técnica entre a Embrapa Floresta e o governo estadual, por meio da Seprotur, busca consolidar o setor florestal na região, dinamizando as estratégias e ações voltadas direcionadas as políticas públicas e a pesquisa científica sobre nosso maciço florestal.
O superintendente de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário da Seprotur, Jerônimo Chaves, acredita que estas ações do governo do Estado, comprovam quão grande tem sido os esforços das instituições públicas e da iniciativa privada no sentido de reverter esta situação.
“Ao lado do setor produtivo, temos buscado alternativas para que possamos resgatar a produtividade e ampliar as áreas de produção no Estado”, conclui.
Além da Seprotur, a Showtec 2010 conta com a participação efetiva da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), que levou para o evento uma mostra da agricultura familiar estadual, além de giros tecnológicos e a comercialização de produtos do setor. A exposição acontece das 8 às 17 horas na Estrada da Usina Velha, Km 2, em Maracaju (MS). (Com informações da Assessoria)