Segunda-feira, 15 de Setembro de 2008, 17h:48 -
A
|
A
Governador acalma produtores e promete esgotar negociações com Funai
Da redação (LM)
O governador André Puccinelli (PMDB) se reuniu na tarde de hoje com a diretoria da Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul), produtores rurais e representantes de 40 Sindicatos Rurais do Estado. Ele afirmou que vai esgotar os caminhos políticos nas negociações com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) em relação às demarcações promovidas pela entidade em áreas privadas. "Vamos levar a negociação para o lado político, de um modo pacífico, mas sem desativar os movimentos. Precisamos usar a inteligência nesse momento crítico", enfatizou o governador.
A reunião, que teve seu clima tenso, contou com a participação de manifestantes da classe Produtora. Puccinelli, afirmou novamente, que o Governo do Estado vai conduzir as negociações das demarcações indígenas e que acredita em na possibilidade de um acordo com a FUNAI, "vamos tentar fazer com que a FUNAI e o governo federal se conscientizem de que não se pode deixar prevalecer a vontade de uma instituição, sem levar em consideração a vontade do resto da sociedade, nós não vamos deixar que isso aconteça" afirmou Puccinelli.
O presidente da Famasul, Ademar da Silva Júnior, afirmou na reunião que a entidade dá toda a credibilidade das negociações ao governador do Estado.
Para Ronei Fucks, presidente do Sindicato Rural de Ponta Por!ã, a expectativa é de que o governador do Estado avance bastante nas negociações de hoje. "Acredito que o governador possa convencer o presidente da FUNAI de que o Mato grosso do Sul não tem como retroceder, essas áreas são produtivas e não podem virar reservas indígenas improdutivas" enfatiza.
O evento teve o objetivo de esclarecer e debater com os produtores rurais e representantes da classe as estratégias e principais pontos que serão discutidos na reunião que está marcada para hoje (15), às 18h30min, na Governadoria. Na reunião devem estar presentes o governador André Puccinelli, o presidente da FUNAI, Márcio Meira, dois assessores da Casa Civil do Governo Federal, Alexandre Padilha e Ricardo Colar, o presidente da FAMASUL, Ademar da silva júnior, além de representantes da Federação das Indústrias do Estado de MS, Federação da Agricultura Familiar (FAF), Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e Fundação Nacional da Saúde (Funasa). (Com informações da assessoria)