Sexta-feira, 22 de Agosto de 2008, 08h:26 -
A
|
A
Governador participa da inauguração do 2º Canasul nesta sexta
Da Redação
O governador André Puccinelli participa hoje, do 2º Congresso de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul – Canasul 2008. O evento é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur) e Federação das Indústrias do Estado (Fiems), e será realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
Além de participar da solenidade, o governador irá proferir palestra com tema “Perspectivas do setor sucroalcooleiro no Estado”. Com a exposição de novos cenários, tecnologias e oportunidades para o setor, o evento pretende reunir empresários, proprietários rurais, investidores, profissionais da área técnica e acadêmicos durante dois dias de palestras e discussões.
Entre os palestrantes do primeiro dia está o presidente da União das Indústrias de Cana-de-açúcar (Única), Marcos Jank, que apresenta o tema “Agroenergia – O novo paradigma da agricultura mundial”. O secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Xico Graziano, aborda “Cana-de-açúcar: Desenvolvimento Econômico com Preservação Ambiental”.
Participam também como palestrantes Marcos Bernardes, do Departamento de Produção Vegetal da Esalq e da Universidade de São Paulo (USP); Francisco Nigro, também da USP; Marcelo Marinho Aidar, da Fundação Nacional da Qualidade; Cláudio George Mendonça, superintendente do Sebrae/MS; Vânia Di Addario Guimarães e José Roberto Canziani, da Universidade Federal do Paraná; Walter Maccheroni Junior, gerente de Biotecnologia da Canavialis; Maria Luiza Barbosa, da Única, George Vidor, jornalista do “O Globo” e comentarista do Globo News.
No primeiro dia, está programada uma mesa-redonda com a participação de diretores de diversas empresas que atuam no mercado de produção de açúcar e etanol. A mediadora do debate será a secretária de Estado Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. A palestra de encerramento amanhã, será realizada pelo coordenador do Centro de Agronegócios da FGV e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Em tom profético, Rodrigues falará sobre “O Futuro do Brasil nas mãos da Agroenergia”.
Realidade local
O Estado detém 14 das 408 fábricas de açúcar e de etanol do País, segundo levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com informações até o dia 8 de agosto. Do total de unidades, 254 são mistas (fazem açúcar e etanol), 139 são produtoras exclusivas de etanol e 15 fazem apenas açúcar.
Em 2017, 40 dos 125 bilhões de litros de etanol produzidos no mundo serão brasileiros, que representa um crescimento de 135% em 10 anos, segundo estimativa de instituições internacionais. (Com Assessoria)