A irrigação agrícola é uma prática que impulsiona lavouras de soja e milho. Fundamental, é uma prática que compensa a má distribuição ou falta de chuvas em determinadas regiões.
Alguns fatores são determinantes para colocar a ideia em prática, como mão de obra, energia e estruturas de transporte de água para uma correta aplicação de irrigação.
Para demonstrar quais as opções mais adequadas à cada tipo de cultura, topografia, características do solo, quantidade de água, entre outros fatores, a Fundação MS realiza no dia 24 de janeiro, a partir das 14h, durante o Showtec 2013, um ‘Giro tecnológico’ com o tema ‘Fundamentos e experiências na agricultura irrigada’.
O Showtec também vai mostrar as opções de irrigação utilizadas em Mato Grosso do Sul, como as unidades de bombeamento, canais, tubulações, sistemas de distribuição de água nas parcelas e sistemas de drenagem. Porém, muitos produtores ainda não sabem a melhor maneira ou como aproveitar em sua totalidade esse processo, ou ainda não têm consciência dos impactos ambientais que podem ser causados pela prática.
Entre os assuntos tratados também estão a viabilidade do uso da irrigação em sistemas de produção de grãos, como soja e milho e as bases legais para irrigação em MS.
O Showtec é um evento voltado para empreendedores e produtores rurais. Em 2012, 12 mil pessoas estiveram em Maracaju para conhecer as novas tecnologias de produção agropecuária para a região central do Brasil. Estiveram presentes produtores da Bolívia, Paraguai e Uruguai.
Em 2013 é realizado pela Fundação MS em parceria com a Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul. Informações em:' + tagP.innerHTML + '