A Prefeitura de Jaraguari e lideranças da cidade discutem amanhã a implantação de uma usina de álcool no município. Serão levantados os principais impactos ambientais e sociais da Extra Bioenergia S.A. – Usina de Álcool e Co-geração de Energia Elétrica.
Esta unidade da Extra Bioenergia S.A faz parte de um conjunto de quatro usinas produtoras de etanol e co-geração de energia elétrica que a empresa pretende instalar em Mato Grosso do Sul. As outras unidades deverão ser implantas em Nova Alvorada, Campo Grande e Bandeirantes.
Cada uma delas gerará, no período de safra, 1.351 empregos diretos e 4.053 indiretos, com plantio de 43.000ha de cana-de-açúcar, capacidade de processamento anual de três milhões de toneladas de cana, produção de 280 milhões de litros de etanol e uma potência instalada de 110 MW para geração de energia elétrica.
A necessidade da discussão acerca da implantação ocorre conforme resolução Secretaria de Meio Ambiente e tem como objetivo divulgar informações, recolher opiniões, críticas e sugestões de segmentos da população interessada na implantação de determinados empreendimentos utilizadores de recursos ambientais ou modificadores do meio ambiente com fim de subsidiar a decisão quanto ao seu licenciamento ambiental.