Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 04 de Abril de 2025



Legislativo Quinta-feira, 03 de Abril de 2025, 19:15 - A | A

Quinta-feira, 03 de Abril de 2025, 19h:15 - A | A

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Deputado questiona concessão do Seguro Defeso em municípios sem atividade pesqueira

João Henrique propõe substituição do benefício por programa estadual que capacita pescadores como guias de turismo sustentável

Vivianne Nunes
Capital News

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (3), o deputado estadual João Henrique (PL) levantou questionamentos sobre a concessão do Seguro Defeso a pescadores registrados em municípios de Mato Grosso do Sul onde, segundo ele, não há atividade pesqueira significativa. O benefício federal é destinado a pescadores artesanais impedidos de exercer a atividade durante o período da piracema.

“Campo Grande tem 83 pescadores ativos. Eles pescam no Córrego Prosa ou no Córrego Segredo?”, ironizou o parlamentar. Ele também citou outras cidades como Chapadão do Sul, Bandeirantes, Inocência, Sonora, Sidrolândia, Vicentina, Dourados, São Gabriel, Ponta Porã e Maracaju, que, segundo o levantamento, têm beneficiários do seguro sem tradição pesqueira. “São informações, no mínimo, intrigantes”, completou.

Diante do cenário, João Henrique voltou a defender a aprovação do Projeto de Lei 19 de 2025, de sua autoria, que institui o Programa Pescador Guia no Estado. A proposta visa oferecer capacitação e alternativa de renda formal aos pescadores durante a piracema, transformando-os em guias de pesca e incentivando o turismo sustentável.

“O programa fortalece o turismo de pesca sustentável, reduz a pressão sobre os estoques pesqueiros, promove a conservação dos recursos naturais e gera novas oportunidades econômicas para as comunidades ribeirinhas”, afirmou o deputado, ao destacar que a proposta também busca dar mais transparência e efetividade no uso dos recursos públicos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS