Produtores de leite aguardam uma resposta do governo para apoiar a comercialização do produto e amenizar o impacto da crise na atividade leiteira, que tem convivido com baixos preços pagos pelo volume produzido e com a elevação do custo de produção. A informação é da assessora de economia da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), Adriana Mascarenhas, que esteve na Comissão de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que aconteceu esta semana em Brasília (DF) para discutir as reivindicações do setor.
A Linha Especial de Crédito (LEC) foi aprovada nesta quarta-feira (26), pelo Conselho Monetário Nacional. Esta medida pretende ajustar o mercado do setor, entretanto ainda falta definir o valor mínimo a ser pago, que deverá ficar em torno de R$ 0,60/litro. O prazo estabelecido para a contratação desta linha é até 30 de junho de 2009.
Indiretamente todos os produtores de leite serão beneficiados. A partir do momento que as indústrias têm um mecanismo de empréstimo para comprar o produto, ela enxuga o excesso de leite. Ela então poderá estocar o produto e utilizá-los como matéria-prima para fabricação de outros produtos, melhorando assim toda a cadeia produtiva do leite, explica Adriana Mascarenhas.
Marketing do leite
Segundo Adriana, outro assunto importante debatido pela Comissão de Pecuária de Leite foi o programa de marketing para o leite, o Láctea Brasil. A criação desta campanha nacional e até internacional pretende defender o setor rural e buscar novos mercados, tendo a Láctea Brasil como representante legítima de toda a cadeia produtiva do leite.
A idéia é que todas as pessoas ligadas a cadeia en! tendam a importância do setor produtivo de leite, e que aconteça a partir da propaganda interna e externa um incentivo na produção e no consumo do leite. A intenção é conseguir abrir novos mercados, completa Adriana. (Assessoria)