O sistema de utilização do plantio na palha não só aumenta a produtividade dos grãos como preserva o meio ambiente e melhora a capacidade produtiva do solo. Este será o tema do Circuito Aprosoja que será discutido no sindicato rural de Amambai, na próxima quinta-feira (06).
O objetivo do evento é passar informações técnicas, econômicas e políticas sobre o agronegócio, auxiliando os produtores rurais a alcançarem bons resultados na produção. A Aprosoja/MS busca levar aos municípios produtores de grãos informação que ajudem a gerir seus negócios. Em 2012, a entidade levou diferentes palestras para Dourados, Chapadão do Sul e Maracaju.
“Os especialistas irão demonstrar técnicas agronômicas essenciais para a boa produtividade, de acordo com a necessidade dos produtos rurais do município, responsáveis pela escolha dos temas”, comenta Lucas Galvan, diretor executivo da Associação de Produtores de Soja de MS – Aprosoja/MS.
Em Amambai serão abordados os temas ‘Manejo da compactação do solo no sistema de plantio direto’, ministrado por Henrique Debiasi, doutor em ciências do solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS e pesquisador da Embrapa Soja; e o ‘Manejo do solo para convivência com o Pratylenchus', realizada por Julio Cezar Franchini, que é pós-doutor em química orgânica pelo Consejo Superior de Investigaciones Cientificas em Sevilha, na Espanha.
"A realização do circuito é fundamental para agregar conhecimento aos produtores do interior e contribuir para o trabalho, principalmente dos sojicultores da região", apontou o presidente do Sindicato Rural de Amambai, Christiano Bortolotto, que é também diretor da Aprosoja/MS.