Quinta-feira, 24 de Julho de 2008, 16h:07 -
A
|
A
Ministério da Agricultura realiza seminário em São Gabriel
Da Redação - (DA)
Nesta sexta-feira (25), o projeto de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Microbacias Hidrográficas apresenta os avanços e resultados em seminário no município de São Gabriel do Oeste, aberto a produtores e lideranças do agronegócio.
O projeto é desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sebrae/MS, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e o Comitê Técnico Gestor de São Gabriel do Oeste.
Com atuação em 18 municípios do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a intenção do projeto é transformar a produção convencional em produção tecnológica, sustentável, rastreável e certificada. Para isso, utiliza como instrumentos a Integração Lavoura-Pecuária-Silvicultura (ILPS), Sistema Agropecuário de Produção Integrada (Sapi), Agricultura Orgânica e Indicações Geográficas (IG).
Participam do seminário a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), representada pelo coordenador-geral de Desenvolvimento Sustentável, Adilson Reinaldo Kososki, e o Mapa será representado pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Márcio Portocarrero.
Segundo o SDC, a adesão ao projeto é voluntária e a expectativa é de que o número de envolvidos cresça 30% em um ano. No seminário em São Gabriel do Oeste, serão divulgadas as políticas públicas para o setor agropecuário e a identificação de potenciais cadeias produtivas que se apresentem como alternativa aos produtos gerados pelos sistemas convencionais de produção no Mato Grosso do Sul. (Com Assessoria)