Saiba como potencializar seus ganhos como motorista de app sem a necessidade de se submeter a jornadas de trabalho exaustivas
A popularização dos aplicativos de transporte criou uma nova categoria de trabalhadores no mundo inteiro, possibilitando a qualquer pessoa ganhar seu sustento como motorista de app. O ofício chama a atenção pela liberdade que proporciona, garantindo uma jornada totalmente flexível aos seus profissionais; em contrapartida, também é necessário ser bem regrado para potencializar seus lucros.
De acordo com a Uber, os ganhos médios de um motorista de app na plataforma são de aproximadamente R$ 1.500 para 50 horas trabalhadas na semana (algo em torno de R$ 30 por hora). Contudo, esses números não são exatos, já que existem muitos fatores envolvidos: a demanda da região em que atua, os horários em que trabalha, a frequência e muito mais.
Visando maximizar os lucros, existem algumas estratégias que podem ser adotadas para tornar o ofício mais rentável. Confira algumas dicas:
Priorize horários de pico
A lógica é infalível: quanto mais movimentadas estiverem as ruas, maiores as chances de conseguir corridas. É por isso que escolher horários de pico é mais vantajoso, pois a demanda será consideravelmente maior, e, dependendo das circunstâncias, é possível até mesmo faturar mais nas corridas.
Durante a semana, o pico acontece de manhã cedo (das 5h até as 10h) e depois no fim da tarde (das 17h até as 20h), quando as pessoas estão saindo para trabalhar e voltando do trabalho, respectivamente. Já na sexta e no sábado o período da noite costuma ser mais badalado, pois são os dias em que as pessoas saem para passear e se divertir.
Fique atento à agenda cultural
Quem deseja potencializar seus lucros precisa se atentar à agenda cultural da região, buscando oportunidades em shows, eventos esportivos e qualquer outro tipo de espetáculo com grande movimentação de pessoas. Essas costumam ser oportunidades únicas de lucrar, especialmente porque, na maioria das vezes, esses eventos acabam tarde da noite.
Se organizar de acordo com o calendário cultural da região pode garantir um excelente extra nos ganhos do mês.
Ofereça um serviço de alto nível
Nos apps de transporte, existe um detalhe que faz toda a diferença: a classificação em estrelas. Motoristas que ficam próximos das cinco estrelas são os mais cotados para as corridas, enquanto aqueles com avaliações baixas são deixados de lado pela própria plataforma.
Oferecer um serviço de qualidade também faz parte do ofício. Buscar sair do básico e agradar os clientes com gestos simples já é o suficiente para conquistar mais estrelas. Perguntar se quer ouvir algo específico no rádio, deixar o carro confortável com ar-condicionado ligado ou simplesmente oferecer balas gratuitamente são algumas formas de agradar.
Vale ressaltar que carros mais modernos podem se encaixar em categorias elevadas dos apps, atendendo a um público seleto, com corridas mais caras. Quem não possui um veículo próprio pode procurar um aluguel de carros para Uber, uma alternativa que lhe garante flexibilidade e ainda permite trabalhar com um modelo de automóvel mais recente.