Segunda-feira, 21 de Julho de 2008, 17h:15 -
A
|
A
Missão pede que Chile volte a comprar carne de 11 Estados brasileiros
Da Redação - (DA)
Depois que Santa Catarina foi reconhecida pelo Chile como livre de febre aftosa sem vacinação, uma equipe da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa) viaja hoje (21) para o País para efetuar a negociação da exportação de carne bovina para aquele mercado. A missão fica até quarta-feira (23).
No mês de maio, a Organização Mundial de Saúde Animal (IE) reconheceu 11 Estados como livre de aftosa sem vacinação (Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins). Será solicitada a habilitação para exportar ao Serviço Agropecuário chileno.
Mato Grosso do Sul deve recuperar em breve o status de área livre de aftosa com vacinação. No último dia 15, foi terminada a ação que identificou com brincos e vacinou os 735 mil bovinos da Zona de Alta Vigilância, composta pelos municípios de Porto Murtinho, Bela Vista, Caracol, Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Mundo Novo e Japorã.
Segundo o diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Roberto Rachid Bacha, os relatórios com o resultado das atividades já foi encaminhado ao Mapa e a reunião que irá definir a recuperação do status deve acontecer até o final de julho.
“A nossa expectativa é muito boa porque cumprimos todos os quesitos. Alguns já tínhamos cumprido, agora com a vacinação e identificação dos animais cumprimos todos. Com todos os critérios técnicos atendidos estamos bastante otimistas com o reconhecimento”, antecipa Bacha.
Além da solicitação de abertura para exportação, a missão do Mapa pretende promover o comércio de carne suína e de aves. O Brasil quer aumentar a venda de carne de frango para o mercado chileno. No primeiro semestre deste ano, 486 toneladas de frango industrializado foram comercializados, que resultou em US$ 1.228.126.
Atualmente, o Rio Grande do Sul é o exportador de carne bovina para o Chile. Ao atender a demanda do País, de janeiro a junho deste ano, o Brasil arrecadou US$ 9.629.797 entre carne bovina in natura e industrializada. No total, foram vendidas para aquele mercado 2,4 mil toneladas. (Com Assessoria)