Campo Grande 00:00:00 Domingo, 19 de Janeiro de 2025


Rural Segunda-feira, 31 de Outubro de 2011, 10:56 - A | A

Segunda-feira, 31 de Outubro de 2011, 10h:56 - A | A

MS Agro aborda estratégias de competitividade para o agronegócio

Da Redação - (IC)

Analisar o custo de produção antes de arriscar investimentos, essa é a principal recomendação apontada pelo professor e pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA/USP), Sérgio De Zen, que estará em Campo Grande, (MS), durante o MS Agro: Desafios para Competitividade do Agronegócio, dia 25 de novembro.

O evento, promovido pela Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), visa estimular maior rentabilidade para atividade do homem do campo.

Segundo De Zen, o produtor precisa conhecer detalhadamente os custos que movem sua atividade econômica e somente diante disso investir para ampliar mercados.

“Frente à crise na Europa e EUA, vivemos um cenário econômico de incertezas. Embora colhemos os frutos do crescimento econômico do País de 2010 - que proporcionou um aumento de renda e demanda e resultou em preços mais altos, gerando lucro para o setor produtivo - os custos de produção estão ainda maiores este ano. E é para isso que o produtor precisa se atentar” analisa o produtor.

 

De acordo com dados do CEPEA, a mão-de-obra representa 12% do total de custos.

“A pecuária emprega, sozinha, meio milhão de pessoas, somente porteira adentro”, relata De Zen, apontando a média salarial do setor em R$ 1.072,00.

“É um valor alto e como é baseado no salário mínimo, vem passando por correções que a lucratividade da produção não tem acompanhando. Com salários maiores, temos aumento do consumo, mas em função de todos os custos, o setor não consegue reverter em lucro esse avanço da demanda”, explica.

 

MS Agro – Em sua segunda edição, o MS Agro irá apontar os cenários econômicos e as tendências de mercado.

O evento é gratuito e terá como palestrantes o fundador e sócio-diretor da Agroconsult, André Pessoa, e engenheiro agrônomo, doutor e professor do CEPEA e consultor do World Bank, da Food and Agriculture Organization (FAO) e da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F). Geraldo Sant’Anna de Camargo Barros.

 

O Congresso é uma realização da Famasul e conta com o apoio da Aprosoja, Bolsa Brasileira de Mercadorias (BB&M), Banco do Brasil, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), Sebrae/MS e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/MS). O evento acontece no dia 25 de novembro, no auditório da Famasul. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 3043-5219.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS