Os produtores de Mato Grosso do Sul estão colhendo em média 45 sacas por hectare. Segundo dados da Famasul e da Aprosoja-MS, 62% da área plantada já passou pela colheita. A expectativa é de uma produção de 5,7 milhões de toneladas.
Os dados são do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga-MS), que também verificou que as chuvas ocorridas entre 18 e 22 de fevereiro não interferiram na colheita, mas reforçam que pancadas de típicas desta época do ano ainda podem prejudicar alguns produtores do norte do Estado.
O levantamento ainda aponta que a região centro/norte fecha a semana com grandes avanços, saindo de 40,7% para 51,1% de sua área colhida. Enquanto que na região Sul a média de área colhida chega a 68,8%, devido o município de Vicentina, que já finalizou sua colheita, e aos municípios de Laguna Carapã e Fátima do Sul, que já atingem os 90%, devendo finalizar a colheita em uma semana.
De acordo com a assessoria do Sistema Famasul, também vale lembrar que o plantio do milho safrinha em no Estado já se aproxima aos 38,5% da área, sendo que a área deve crescer em 10% em relação a última safra, passando a ocupar um espaço de 1,5 milhões de hectares.