Em fevereiro de 2013 Mato Grosso do Sul exportou cerca de 96 mil toneladas de soja em grão, volume 46% superior ao registro no mesmo período do ano passado, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). O rendimento nas exportações é avaliado pela equipe técnica da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) como consequência dos altos índices de armazenamento no mês de janeiro e da safra recorde no Estado.
Quanto ao mercado interno, o Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio de MS (SIGA) divulgado nessa sexta-feira (15), indica que na primeira semana de março desse ano o preço da soja se manteve estável, com valores máximos registrados em Caarapó e Campo Grande, equivalente a R$ 54,00 por saca de 60 kg, enquanto que os municípios de São Gabriel do Oeste, Maracaju e Chapadão do Sul ficaram responsáveis pelo preço mínimo do Estado, R$ 51,00.
Os técnicos da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) confirmam o término da colheita, restando apenas 0,6% da área destinada ao cultivo da oleaginosa com áreas a serem colhidas, nos municípios de São Gabriel do Oeste e Sonora. O plantio do milho safrinha acompanha o ritmo da colheita da soja, com 98,3% da área prevista já plantada.