Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Rural Sexta-feira, 03 de Julho de 2009, 14:35 - A | A

Sexta-feira, 03 de Julho de 2009, 14h:35 - A | A

MS pode se inspirar em modelo paulista de comercialização da cana

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de MS – FAMASUL e da Associação dos Produtores de Bioenergia de MS – Biosul se encontram na sexta-feira (03) para discutir a viabilidade de implantação de um modelo de levantamento de preços da cana-de-açúcar em MS. O sistema pode ser inspirado no Consecana (Conselho dos Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de S. Paulo), criado para intermediar a relação entre indústrias e produtores.

O Consecana criou um sistema de avaliação da qualidade da cana e determinação do preço ao produtor. Pelo sistema – de adoção voluntária - o valor da cana-de-açúcar se baseia no chamado Açúcar Total Recuperável (ATR), que corresponde à quantidade de açúcar disponível na matéria-prima subtraída das perdas no processo industrial, e nos preços do açúcar e etanol vendidos pelas usinas nos mercados interno e externo.

FAMASUL e Biosul estão entre as realizadoras do 3° Congresso de Tecnologia da Cadeia Produtiva da Cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul - CANASUL 2009, nos dias 24 e 25 de agosto, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo (www.opec-eventos.com.br/canasul). (Com informações Sato Comunicação)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS