Quinta-feira, 29 de Maio de 2008, 14h:30 -
A
|
A
Palestra na Expo-MS discute oportunidades de negócios com a piscicultura
Da Redação
As oportunidades de negócios com a piscicultura foram discutidas durante palestra realizada nesta quarta-feira (28/05) no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco durante a Expo-MS Industrial. A piscicultura é considerada hoje uma das atividades produtivas com um dos maiores potenciais de crescimento, representando alternativa de diversificação para os agricultores do Estado, mas seu desenvolvimento depende de ações estratégicas para contornar os entraves técnicos e científicos em que esbarra sua execução.
Na tentativa de superar esses entraves e detectar demandas, os diversos setores da cadeia produtiva se uniram e criaram a Câmara Setorial Consultiva da Piscicultura de Mato Grosso do Sul. Segundo a bióloga Aline Bruh, coordenadora da Câmara Setorial da Piscicultura, entre as ações tomadas pela entidade pode-se destacar o projeto para criação do núcleo de pesquisa em piscicultura, cuja coordenação ficou a cargo da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados.
Os primeiros resultados e observações demonstraram que as pisciculturas amostradas não apresentavam um padrão que pudesse caracterizá-las, pois atuavam de forma independente e com embasamento em experiências práticas, com poucos dados científicos. Existe demanda com relação à pesquisa em áreas diversas como melhoramento genético, nutrição e sanidade, especialmente com relação às espécies nativas.
Na palestra, Aline Bruh aproveitou para destacar o perfil do consumidor. Hoje, o consumidor é consciente com seu papel na sociedade e na conservação do meio ambiente. Além disso, ele é exigente e tem família pequena, reforçou, completando que o piscicultor tem de estar atento a esses detalhes para obter lucro com a atividade. Também participaram da palestra Thiago Tetsuo Ushizima, gerente de pesquisas e desenvolvimento da empresa Mar & Terra, e José Luiz dos Reis, analista do mercado de Agronegócio da Superintendência de Varejo do Banco do Brasil no Estado.
(Com informações da Assessoria Fiems)