Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 16 de Outubro de 2024


Rural Quinta-feira, 26 de Junho de 2008, 11:18 - A | A

Quinta-feira, 26 de Junho de 2008, 11h:18 - A | A

Palestras abordam retirada de carbono na suinocultura

Da Redação- (DA)

Será realizado hoje no Plenário Júlio Maia o I Seminário de Seqüestro de Carbono em Mato Grosso do Sul, com cinco palestras. Às 13h, Luiz Lasas, da Brascarbon Projetos, Consultoria e Representações Ltda, falará sobre o “Seqüestro de Carbono na Suinocultura: Boas práticas em benefício ao Meio Ambiente”.

Para a secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, de Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, a comercialização dos créditos de carbono é uma alternativa de geração de renda para os produtores.

Segundo Tereza, que participou ontem (25/06) da abertura do seminário, produtores de São Gabriel do Oeste já utilizam biodigestores. O equipamento trata os resíduos orgânicos (dejetos) de galinhas e porcos, por exemplo, evitando a contaminação do meio ambiente e gerando energia – o que rende créditos de carbono que podem ser comercializados.

Às 13h40 desta quinta-feira, João Carlos Augusti, gerente de Meio Ambiente da VCP, apresentará os “Projetos de Carbono na Votorantim Celulose e Papel”. Logo depois, será a vez da doutora em Biologia da Conservação, Luciana Vega, falar sobre a “Experiência da Flora e Fauna com Seqüestro de Carbono na Indonésia”.

Às 15h20, os “Principais Aspectos Legais e Tributários do Mercado de Carbono e dos Negócios com RCEs” serão abordados pelo advogado tributarista Gabriel Sister. A última palestra do dia está programada para as 16h, sobre “Desenvolvimento Tecnológico de Seqüestro de Carbono na Petrobras”, com o palestrante Paulo César Rodrigues, da Petrobras.

O I Seminário de Seqüestro de Carbono em Mato Grosso do Sul é uma iniciativa do deputado estadual Paulo Corrêa (PR), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembléia Legislativa.

Veja a programação para a sexta-feira (27/06):

8h10 - “Neutralização de emissões Poluentes”, com o deputado Paulo Corrêa.

9h35 - “O Brasil e o Futuro do Regime de Mudança Global do Clima”, com a palestrante Larissa Schimidt, consultora da Axia Consultoria Ambiental.

10h05 - “Eficiência Energética” com a palestrante Rocheli Cavalcante, professora universitária.

13h - “Seqüestro de Carbono”, com o senador da República pelo Mato Grosso do Sul, Delcídio do Amaral.

14h - “Perspectivas para os Biocombustíveis na Matriz Energética Brasileira” com Gelson Baptista Serva, diretor de estudos de petróleo, gás e biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética.

15h - “As principais intervenções da Administração Municipal no Setor Ambiental”, com o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho.

15h40 - “Conceitos básicos sobre Mercado de Crédito de Carbono”, com o palestrante Leandro Alves de Souza, engenheiro da Agrobusiness Consultoria Rural.

16h40 – “Os Marcos Legais Nacionais para uma Política de Mudanças Climáticas no Âmbito do Regime Federativo”, com o palestrante Antônio Fernando Pinheiro Pedro, advogado e professor de Direito Ambiental e presidente do Comitê do Meio Ambiente da Câmara Americana de Comércio.

17h40 – Elaboração da carta de intenção. (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS