Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025


Rural Sábado, 23 de Fevereiro de 2008, 09:42 - A | A

Sábado, 23 de Fevereiro de 2008, 09h:42 - A | A

Pequenos produtores da Zona de Alta Vigilância no MS terão dívidas renegociadas

Rural Centro

A secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (do Desenvolvimento Agrário, da Produção e do Turismo) está agora à tarde (21) no município de Iguatemi, dando continuidade às reuniões entre representantes dos governos estadual e municipal para discutir e procurar esclarecer dúvidas a respeito da implantação da Zona de Alta Vigilância (ZAV), na área de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

O presidente do Sindicato Rural de Iguatemi, José Roberto Arcoverde abriu a reunião. “Não estamos na ZAV, mas somos solidários e por isso estamos recebendo os companheiros que aqui vieram para esclarecer suas dúvidas sobre a Zona de Alta Vigilância”, declarou. No decorrer da reunião, secretária Tereza Cristina pontuou sua preocupação com os pequenos produtores, indígenas e assentados que estão na região.

Ajuda
Aos produtores que participam da reunião, agora à tarde, Tereza Cristina reiterou a preocupação do governo do Estado com os pequenos produtores, indígenas e assentados localizados na ZAV. O governador entregou ao Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, uma reivindicação de rebate de 90% da dívida desses produtores. Este documento deve atender os produtores que se encontram nos municípios de Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Iguatemi e Itaquiraí.

O documento será encaminhado, pelo MDA, ao Conselho Monetário Nacional. “Essa negociação é necessária para que os produtores possam retomar suas atividades”, afirmou a secretária reiterando que o ministro Guilherme Cassel garantiu uma resposta já na próxima semana.

Além da secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (do Desenvolvimento Agrário, da Produção e do Turismo), estão presentes na reunião o diretor-presidente da Iagro – Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal, Roberto Rachid Bacha; o superintendente federal da Agricultura-MS, Orlando Baez; o representante da Famasul, Dácio Queiroz, o presidente do Sindicato Rural de Eldorado, Edson Silva, o presidente do Sindicato Rural de Tacurú, Luis Carlos Pantalena; o presidente do Sindicato Rural de Mundo Novo, Edilson Pontelli, o prefeito de Japorã, Rubens Marinho e produtores e autoridades municipais.

Dívida

Em toda a Zona, que compreende 11 municípios do estado, são 10.358 produtores divididos entre assentados, índios e pequenos produtores, com um rebanho total é estimada em 32,165 animais (gado de corte e leite). Esses produtores acumulam uma dívida de 43 milhões. Desse total 11 milhões já foram pagos, restando um divida de 32 milhões de reais junto ao Banco do Brasil, conforme dados apresentados pelo Banco, há 10 dias.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS