As perdas sofridas pelos agricultores com a seca no Conesul do Estado foram tema de nova reunião nesta sexta-feira (24). Desta vez, a deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), que representa a região na Assembleia Legislativa, recebeu em seu gabinete o diretor regional da Agraer, Daniel Mamédio do Nascimento.
Responsável pelo órgão nos municípios do Conesul, Mamédio foi enviado pelo diretor-geral da Agraer, José Antônio Roldão, com o objetivo de encontrar soluções para a questão. Mamédio, que já possui 30 anos de experiência em assistência técnica rural e sabe da importância do setor para a região, se colocou à disposição para atuar em favor dos produtores, que em algumas áreas chegaram a perder 30% da safra por conta da seca.
Tanto o diretor regional da Agraer quanto a deputada destacaram a importância de dar condições técnicas de sustentabilidade aos produtores da região, como forma de evitar o êxodo rural. Recentemente, a deputada Mara Caseiro se reuniu com Roldão a quem pediu socorro aos agricultores do Conesul.
Junto com o presidente da Apel (Associação dos Pequenos Produtores de Fruticultura, Suinocultura e Hortifrutigranjeiros de Eldorado), Roberto Luiz Bottega, ela pediu o apoio do diretor da Agraer para que seja decretado Estado de Emergência na região. “Desta forma, os produtores não ficarão inviabilizados nas próximas safras”, enfatizou a deputada, esclarecendo que a medida pode colaborar com a flexibilização de financiamentos bancários, ampliação da carência para pagamento e até redução dos juros.
A deputada deve voltar em breve a se reunir com o diretor regional da Agraer, visando traçar algumas metas para a agricultura do Conesul.