Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025


Rural Segunda-feira, 16 de Março de 2009, 12:21 - A | A

Segunda-feira, 16 de Março de 2009, 12h:21 - A | A

Pesquisas nas áreas de biodiesel e meio ambiente marcam Ecogerma

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Ministra alemã da Educação e Pesquisa, Annette Schavan e o Ministro brasileiro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, após fazerem abertura da Ecogerma 2009 – feira e congresso Brasil-Alemanha sobre inovações e sustentabilidade – em 12 de março de 2009, visitaram o estande da Embrapa.

O evento reúne empresas brasileiras e alemãs, instituições, centros de pesquisa e representantes dos governos dos dois países sobre o mercado de tecnologias sustentáveis no Brasil e na Alemanha. São 150 expositores dos dois países, que apresentam mais de 100 projetos nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade. O evento é realizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em parceria com a Embaixada da República Federal da Alemanha no Brasil e do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo.

O público é bem diversificado - estudantes de ensino médio, de engenharia, biologia, pesquisadores brasileiros e de outros países, donas de casa, além dos outros expositores que se interessam por parcerias com a Embrapa que visitam o estande em busca de informações sobre o meio ambiente e de biocombustíveis. As tecnologias expostas têm gerado bastante interesse, pois são atuais e de aplicações diversas. O motor multicombustível, adapatado pelo pesquisador Aldemir Chaim, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna) chamou a atenção até para o funcionamento do ar-condicionado, pelo aproveitamento do calor do próprio motor dos carros, o que iria diminuir o consumo de combustível e manter a performance do motor. Além deste motor, estão expostas no estande as plataformas de pesquisa da Embrapa com o tema agroenergia. Desde a criação da Embrapa Agroenergia (Brasília-DF), em maio de 2006, a empresa consolida pesquisas visando alavancar soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento deste tema em benefício da sociedade.

O propósito da feira é gerar negócios e apresentar idéias, novos processos e soluções inovadoras em seis áreas de atuação: energia,tecnologias ambientais, infraestrutura, pesquisa e desenvolvimento,indústria e bens de consumo e agricultura sustentável. Energias renováveis,eficiência energética, planejamento urbano e transportes, construção verde, tratamento de resíduos, proteção ambiental serão alguns dos focos de atenção. Um espaço especialmente idealizado para exibições e fóruns de discussão, o Market Place of Innovation, será o palco para apresentações e
trocas de idéias sobre soluções para o futuro.

Paralelamente, há um congresso sobre tecnologias e questões de sustentabilidade, que permite entrar em contato com cientistas, pesquisadores e representantes da indústria alemã. Visitantes da Feira e interessados em se inscrever no Congresso podem se credenciar pelo site oficial do evento www.ecogerma.com. (Fonte: Embrapa)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS