O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebe até o final do mês avaliações e propostas voltadas ao desenvolvimento do setor agropecuário. O órgão enviou cartas com pedido de sugestões a mais de 200 entidades de classe e organismos representativos do setor, com o objetivo de receber contribuições para a elaboração do Plano Agrícola e Pecuário 2008/2009.
O plano é lançado entre o primeiro e o segundo semestres de cada ano e traz os valores do crédito rural para aquela safra, políticas de comercialização, de preço mínimo e emergenciais, como minimização dos riscos climáticos, além de taxas de juros, financiamentos e investimentos na área. O documento reúne o conjunto de instruções para a política agrícola do ano safra e propõe revisões das formas de fomento ao setor agropecuário, além de novas ações.
Com isso, o Ministério da Agricultura pode fazer a avaliação sistemática dos programas e medidas implementadas pelo governo, identificando problemas e ajustando diretrizes do agronegócio. As sugestões devem ser enviadas para o endereço eletrônico
[email protected].