Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025


Rural Quinta-feira, 04 de Setembro de 2008, 16:41 - A | A

Quinta-feira, 04 de Setembro de 2008, 16h:41 - A | A

Presidente da Funai não aparece e constitui técnicos para vistoria em Aquidauana e Miranda

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Fundação Nacional do Índio (Funai) publicou nesta quarta-feira (03), no Diário Oficial da União, portaria que constitui dois grupos técnicos para realizar levantamento fundiário e avaliação das benfeitorias nos municípios de Miranda e Aquidauana. “Nos causa estranheza que o presidente da FUNAI tenha cancelado a sua visita e no dia seguinte ao cancelamento, vemos no Diário Oficial da União a constituição de Grupos Técnicos em outros municípios fora do Conesul do Estado”, comentou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), Ademar Silva Junior.

A Funai quer ampliar a Reserva Cachoeirinha de 2.648 hectares para 37.122 hectares. Uma parte dessa área requerida pela Funai está na fazenda invadida do ex-governador Pedro Pedrossian, a fazenda Petrópolis. Pedro Paulo Pedrossian alerta que a área requerida também pega um investimento turístico.

Conforme os dados da própria Funai, na reserva existem hoje 2.612 índios de origem Terena, ocupando 2.658 hectares. A média de ocupação é de 1,02 ha/individuo. “A Funai mais uma vez mostra a sua insubordinação. Não comparece ao debate, ainda lança uma portaria criando novos Grupos Técnicos e não cumpre a reintegração de posse da fazenda Petrópolis”, aponta o presidente da FAMASUL.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS