Sexta-feira, 26 de Setembro de 2008, 11h:37 -
A
|
A
Produção de grãos pode passar por crise em MS
Lucia Morel - Capital News (www.capitalnews.com.br)
A produção de grãos em Mato Grosso do Sul pode passar por uma crise nos próximos meses. É o que prevê o diretor de grãos da Federação de Agricultura de MS (Famasul), Eduardo Riedel. Ele afirma que o Brasil nunca passou por uma crise de crédito como a atual e isso impede que os produtores renegociem suas dívidas com o governo federal. "O financiamento da próxima safra já está prejudicado porque os agentes financeiros entendem que os produtores expostos ao risco não terão como honrar suas dívidas", explica.
Para Riedel o que pode acontecer para a próxima safra é que os produtores fiquem sem recursos financeiros para custeá-la. "A crise de crédito afeta a todos porque se não há liberação de crédito os produtores ficam de mãos atadas", alerta, lembrando que agora, os produtores buscam meios de retomar o crédito para que possam financiar a safra 2008/2009.
O caso da Cooperativa Agrícola (Coagri) e o mais emblemático do momento, já que sem crédito e sem ter dinheiro em caixa para honrar suas dívidas, a cooperativa se vê em meio a uma crise que pode atrapalhar toda a cadeia produtiva do Estado. Nem mesmo o governador André Puccinelli (PMDB), conforme declarou à imprensa, pretende ajudar a solucionar o problema da Coagri. "os produtores sim merecem crédito. A Coagri não", afirmou.
A Famasul afirma que está tentando, através da justiça, reaver a soja estocada na cooperativa aos cerca de 4 mil produtores cooperados, "mas estamos esperando o desenrolar da ação", afirma Riedel.