Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2008, 10h:23 -
A
|
A
Produtores têm até o dia 15 para quitar parcelas de investimento
Página Rural
Lucas Galvan, assessor da Famasul, explicou que os produtores devem procurar as agências das instituições financeiras onde realizaram a operação para garantirem o benefício do pagamento parcial de no mínimo 15%, o rebate de até 15% e permanecerem em condições de adimplência. Segundo ele, o produtor que não pagar a parcela perderá todos os benefícios e terá seu nome incluso na lista de restrições dos órgãos de proteção ao crédito.
Galvan explicou que está em negociação a possibilidade do financiamento da parcela mínima (15%) com juros de poupança, para pagamento até maio, época que finaliza a colheita da safra 2007/08. Porém, para ter acesso a este possível benefício, o produtor rural deve procurar a instituição financeira até sexta-feira. "É uma forma para o produtor rural não perder o crédito", explicou.
Conforme os dados do Banco do Brasil existem em Mato Grosso do Sul cerca de 340 contratos que se encaixam nessa operação e somam R$ 21 milhões de operações pendentes. Ainda segundo a instituição, a regularização evita que esses agricultores tenham os nomes inseridos no Cadin, Serasa e a dívida cobrada judicialmente. A adimplência pos sibilita a tomada de novos recursos.