Segunda-feira, 24 de Março de 2008, 11h:00 -
A
|
A
Programa Registrar será lançado amanhã
Sato Comunicação
Com o objetivo de mostrar ao produtor rural a importância e grande utilidade de se fazer o registro de todas as atividades relacionadas ao manejo dos animais dentro das propriedades, será lançado, no próximo dia 25/03, às 14 horas, na Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), o Projeto Registrar, como uma das atividades integrantes do Programa Sanidade sem Fronteiras.
Direcionado a pequenos produtores rurais, o projeto Registrar consiste em um treinamento de oito horas, divididas entre aulas teóricas e atividades práticas. “Nas aulas teóricas os produtores são instruídos sobre como proceder para registrar os animais e posteriormente, vão realizar o procedimento na prática, fazendo as anotações em uma ‘caderneta de registro’, especialmente desenvolvida para esse fim”, explica Horácio Loureiro Tinoco, assessor técnico do SENAR/FAMASUL (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/ Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).
Com um lay-out especial a caderneta de registro contém campos que devem ser preenchidos de acordo com as atividades desenvolvidas dentro das propriedades. Deverão ser registrados o estoque do rebanho; calendário sanitário; atividades dos manejos sanitário e alimentar e a movimentação do rebanho.
Segundo Horácio Tinoco, o projeto Registrar já foi ministrado a quatro turmas-piloto, sendo duas no assentamento rural Nossa senhora Auxiliadora II, no município de Iguatemi (MS), e outras duas no assentamento Floresta Branca, localizado em Eldorado (MS). “Nossa meta é de que, até abril de 2008 20 novas turmas, cada uma com 30 participantes, em média, tenham recebido o treinamento”, informou o assessor técnico, que explicou também que o treinamento é oferecido preferencialmente a produtores dos municípios localizados na Zona de Alta Vigilância (ZAV), sem qualquer custo para os participantes.