Rendimento líquido de carcaça, resistência ao calor, são uma das vantagens do Senepol, raça bovina que oferece aos pecuaristas uma nova opção para a pecuária de corte. Em média, 724 produtores fazem parte da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol, no Estado.
A demanda no mercado por esta raça teve um crescimento de 31% no ano de 2014. Uma das explicações é a rentabilidade, pois permitem ao pecuarista uma maior remuneração na venda das carcaças. No abate, há um maior rendimento líquido da carcaça sem couro e miúdos.
Outra vantagem é a resistência ao calor, baixa infestação de endoparasitas, e também pelo rápido crescimento. Isso favorece a pecuária de corte, pois o ciclo de engorda é mais curto. São características como a elevada capacidade de transformação de pasto (proteína vegetal) em carne (proteína animal) que deixa o gado pronto para o abate rapidamente, com maturação de peso e carcaça frigorífica em idades ainda precoces.
A carne comercializada, segundo Andrea Coelho, atende vários públicos, desde quem busca uma carne Premium, até uma carne preparada para o dia a dia. “Ele consegue agregar a maciez e sabor, além de chegar ao consumidor com um valor acessível”, explica.
Em relação ao desempenho reprodutivo, a raça apresenta altas taxas de libido e dominância nos cruzamentos quando juntos com lotes de outras raças bovinas, como a nelore. De acordo com a pecuarista Andrea Coelho, as matrizes (fêmeas para reprodução) são vendidas por R$ 37 mil.
- Saiba mais
- Entre compromissos, governador recebe ministro e participa da Expogrande
- MS é o 9° maior produtor de ovinos no Brasil
- Ministro Blairo Maggi participa de evento na Embrapa e 79° Expogrande na Capital
- Vereadores realizam 1ª Câmara participativa no auditório da Acrissul na Expogrande
- Com novidades, primeiro dia da Expogrande terá participação do ministro da Agricultura
- Dupla Jads e Jadson abre primeira noite de shows da Expogrande 2017
- Agraer promove curso de produtos alimentícios derivados do leite
- Com show de Jads e Jadson , 79° Expogrande começa nesta quita-feira
- Além de Expogrande, artistas locais agitam o fim de semana na capital