Campo Grande 00:00:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2025


Rural Quarta-feira, 29 de Outubro de 2008, 17:23 - A | A

Quarta-feira, 29 de Outubro de 2008, 17h:23 - A | A

Reunião entre Justiça e Funai agrada produtores de MS

Da redação (LM)

O resultado da reunião entre o ministro da Justiça, Tarso Genro, e o presidente da FUNAI - Fundação Nacional do Índio -, Márcio Meira, que aconteceu nesta quarta-feira (29), em Brasília (DF), agradou os produtores rurais, conforme comentou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), Ademar Silva Junior. A reunião foi agendada pelos deputados federais, Dagoberto Nogueira, Waldir Neves e Waldemir Moka e tratou das Portarias da Funai que pretende desapropriar propriedades rurais para aumentar as áreas indígenas no conesul do Estado.

"Foi aberto um canal de comunicação com o Ministério da Justiça e também com o Ministério Público Federal. O governador informou como está a tensão na região sul do Estado e também em Miranda e Aquidauana e o que pode ocorrer caso essas Portarias não sejam revogadas", frisou o presidente da FAMASUL.

Ademar informou que a Instrução Normativa assinada entre o governador de MS e o presidente da FUNAI continua valendo. Dessa forma, as vistorias ficam paradas e as indenizações também pela terra nua continuam valendo. "O deputado Moka também se comprometeu junto com o Ministro a sensibilizar a bancada para a importância da PEC que transfere a responsabilidade para o Congresso Nacional para a desapropriação ou não de propriedades privadas para áreas indígenas", comenta.

Um grupo de trabalho deve ser montado no estado para descobrir um meio termo para a questão indígena em Mato Grosso do Sul. Esse grupo deve ser montado na segunda quinzena de novembro. (Sato)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS