Campo Grande 00:00:00 Domingo, 05 de Janeiro de 2025


Rural Quarta-feira, 19 de Março de 2008, 08:55 - A | A

Quarta-feira, 19 de Março de 2008, 08h:55 - A | A

Ruralistas entregam reivindicações de produtores ao Presidente Lula

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Depois de discutir as renegociações das dívidas rurais, parlamentares da Frente do Agronegócio e Cooperativismo (Bancada do Agronegócio) e diretores da  Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) aproveitaram a visita do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Campo Grande e lhe entregaram um documento reivindicando atenção especial aos problemas da classe produtora do Estado.

No documento foi externado toda preocupação dos produtores frente a proximidade do prazo que o Governo Federal tem para apresentar sua proposta de renegociação das dívidas rurais.

Depois de reforçar o pedido e destacar sua urgência, eles expuseram a real situação da classe no Estado observando que 40% da safra de soja foram vendidas antecipadamente, com preços médios de US$ 13,00/saca, sendo que o câmbio já se encontra em R$ 1,68/U$.

Observando ainda que a produtividade prevista no Estado para 2008, algo em torno de 2.900 kg/ha., não deverá se concretizar em função de situações climáticas adversas e problemas de doenças tais como, ferrugem asiática, mosca branca e doenças do solo. A expectativa é de que a média fique em torno de 2.100 kg/ha, apontando redução no índice de produtividade de 27,5% e que os custos com insumos sofreram altas expressivas, como os Fertilizantes, que no último ano tiveram aumento médio de mais de 60% e o Glifosato que no mesmo período teve alta de 46,2%.

“Estes itens são apenas alguns exemplos de muitos outros que necessitamos do apoio do Governo Federal para criar uma política agrícola mais justa. Neste momento vislumbramos como uma oportunidade concreta em que o Governo apresentará uma proposta de renegociação das dívidas”. Observa o Presidente da FAMASUL, Ademar da Silva Junior.

“Nossa preocupação maior é no sentido de apontar a grande crise que o setor tem enfrentado e a real situação acerca da Agricultura no Estado de Mato Grosso do Sul, diferente do que vem sendo informado recentemente na mídia”. completa Ademar.

Para o Deputado Reinaldo Azambuja que é presidente da Frente, o Presidente Lula deve priorizar o atendimento aos produtores “Nosso Estado é essencialmente agrícola, e o setor produtivo é o grande responsável pelo superávit da balança comercial”. Lembra. “Nós estamos empenhados em ajudar o produtor, mas é preciso que o Governo Federal faça a sua parte quando o assunto é renegociação”. Finaliza Azambuja que diz contar com a sensibilidade do Presidente para que os produtores vençam mais esta batalha.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS