Campo Grande 00:00:00 Sábado, 28 de Dezembro de 2024


Rural Sexta-feira, 03 de Agosto de 2012, 11:37 - A | A

Sexta-feira, 03 de Agosto de 2012, 11h:37 - A | A

Safra da cana-de-açúcar deve chegar a 38,6 mil toneladas em Mato Grosso do Sul

Camilla Acosta e Paulo Fernandes (www.capitalnews.com.br)

Mesmo com o grande volume de chuvas nos meses de março e abril deste ano, a avaliação da safra de cana 2012/2013 é bastante positiva. O presidente da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), Roberto Hollanda Filho, destacou que, apesar do atraso no início da colheita, em comparação com 2011, nunca se moeu tanta cana quanto em Julho de 2012.

“Estamos 7% atrás do que estávamos em 2011, mas temos conseguido reduzir esse atraso a cada dia. Com isso, nossa estimativa de crescimento gira em torno de 14%,03 em comparação à safra anterior, quando foram moídas 33,85 milhões de toneladas de cana”, revelou.

Segundo ele, somente na primeira quinzena do mês, foram 3 milhões de toneladas do produto; já na segunda quinzena, chegou-se à marca dos 3,3 milhões de toneladas. “Com isso, a safra deve se prolongar até o final de dezembro, ou até mesmo início de janeiro”, enfatizou Hollanda, dizendo que as usinas do estado já estão preparadas para estender a safra até esse período.

Outra boa notícia anunciada pelo presidente da Biosul foi a geração de pelo menos 3 mil empregos no setor, com a construção de duas novas unidades sucroenergéticas e a mecanização da colheita, que atualmente, está em um patamar de 93%.

Clique na imagem para acessar a galeria (08 fotos)

Com a construção de duas novas unidades, estima-se a geração de 3 mil novos empregos no setor
Foto: Deurico/Capital News

“Reunimos esforços para qualificar esses trabalhadores, por meio de capacitações para atuar tanto no setor agrícola quanto no industrial. Outro atrativo são as remunerações oferecidas a esses trabalhadores. Temos as melhores médias salariais do estado”, frisou.

Poliduto - O governo estadual tem incentivado a instalação de usinas em Mato Grosso do Sul para viabilizar a implantação de um poliduto, para transportar etanol.

Para tornar o empreendimento economicamente viável seria preciso produzir 2,5 milhões de litros de etanol para escoar por meio de dutos ao Porto de Paranaguá.

No mês passado, ao apresentar o Plano Estadual de Logística e Transporte, na Federação de Agricultura e Pecuária (Famasul), o governador André Puccinelli afirmou que quando assumiu o Executivo havia 11 usinas de álcool; hoje são 24 em operação e quatro em implantação.

“Em 2015 e 2016, teremos uma produção estimada de 6,2 milhões de litros de álcool, tomando cuidado para não ser monocultura, permitindo uma ou no máximo duas usinas por município”, disse o governador, na ocasião.

Clique na imagem para acessar a galeria (08 fotos)

Anúncio da nova projeção foi feito durante coletiva à imprensa
Foto: Deurico/Capital News

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS