Foi realizada na manhã desta quarta-feira (25), a cerimônia de abertura do 16º Showtec, em Maracaju. Durante a abertura, a governadora em exercício Simone Tebet (PMDB) ressaltou a importância do evento para o país: “Já não tem mais limite nas fronteiras do Estado, o Showtec já tem projeção nacional, a ponto de trazermos o ministro interino da agricultura, justamente para mostrar o reconhecimento da importância de Mato Grosso do Sul para o agronegócio, que sem dúvida nenhuma equilibra a balança comercial e traz riquezas para o país”.
São aguardados 15 mil visitantes para o Showtec 2012, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, em uma área de 150 m² divididos em 115 empresas, que apresentarão 600 tecnologias agropecuárias. O tema deste ano, “Produção de Alimentos com Consciência Ambiental”, foi escolhido com a intenção de conscientizar os produtores sobre as formas de gerar renda sem prejuízo ao meio ambiente.
O evento, que apresentará 70 cultivares de soja e 100 híbridos de milho, com 20 lançamentos, é o maior difusor de tecnologias agropecuárias do Centro-Oeste.
O ministro interino da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Jose Carlos Vaz, afirmou que aplicar a tecnologia na agricultura significa a redução dos riscos: “É a aplicação direta da tecnologia no agronegócio que está gerando resultados imediatos”. Vaz declarou ainda que o ministério pretende resgatar a capacidade de auxiliar o produtor rural, dar condições de trabalho e construir uma nova política agrícola, mais moderna.
“Definimos pesquisas a serem feitas e fontes de financiamento.Temos que ter uma política agrícola previsível para que os produtores possam se planejar”, disse.
Nesta edição do evento, também está sendo comemorado os vinte anos da Fundação MS, realizadora do Showtec e que, por meio de parcerias, estimulou a pesquisa em benefício dos produtores rurais. O presidente da Fundação, Luis Alberto Moraes Novaes afirmou que “São 20 anos de uma história que trouxe resultados. Podemos dizer que avançamos muito no agronegócio e agradecemos aos mantenedores da Instituição. Todo produtor rural pode ser mantenedor e nos ajudar”.
Durante a abertura do Showtec foi realizada uma palestra com o engenheiro agrônomo e professor da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Fava Neves, com o tema “A agricultura brasileira. Profissionalização, Competitividade e Sustentabilidade”. De acordo com Fava, o Brasil teve um desempenho fantástico nos últimos 15 anos: “É o país mais respeitável e tem a agricultura mais sustentável do mundo. Temos saldo de US$ 95 bilhões trazidos pelos produtores brasileiros. A perspectiva de crescimento que se abre para o Brasil é muito grande”, informou.
O evento é realizado pela Fundação MS, com a promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo – Seprotur - e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer -, da Federação da Agricultura e Pecuária de MS – FAMASUL, da Associação de Produtores de Soja – Aprosoja/MS e o Sindicato e Organização da Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul - OCB/SESCOOP/MS com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Prefeitura Municipal de Maracaju, Sebrae, Banco do Brasil e da Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul - Biosul.