Um dos eventos que marcou o primeiro dia do Showtec 2013 foi o lançamento do Fórum Permanente de Pesquisa Agropecuária (FPP Agro). Os detalhes do fórum que irá levar conhecimento aos produtores e evitar a duplicidade de pesquisas foi apresentado na tarde desta quarta-feira (23).
O fórum representa uma rede das instituições de informação que têm como objetivo a integração que levará conhecimento e irá gerar tecnologia e inovação para o campo.
De acordo com o presidente da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e superintendente de Indústria, Comércio e Turismo de Mato Grosso do Sul, Ademar Silva Júnior, os debates oriundos do fórum irão garantir uma resposta rápida para as demandas do agronegócio de Mato Grosso do Sul.
Outro ponto importante que deverá ser resolvido com as ações do fórum é a duplicidade de pesquisas. Ademar conta que em algumas situações, pesquisadores diferentes acabam desenvolvendo os mesmos estudos por falta de informação.
“Temos que evitar o desperdício de recursos. Queremos potencializar os investimentos para que as pesquisas tenham resultados positivos e sejam aplicadas ao campo”, disse o presidente.
A primeira reunião do fórum foi realizada no auditório da Fundação MS e contou com a presença de produtores e pesquisadores que visitaram o Showtec nesta quarta e da secretária de Produção do Estado, Tereza Cristina Corrêa da Costa,
Fazem parte do FPP Agro o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), a Fundação MS, os três centros da Embrapa, A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a Seprotur e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).
Showtec
A organização do evento estima que mais de 15 mil pessoas visitem o evento nos três dias de feira. Foram 6 meses de preparação para receber 120 expositores, um aumento de 30% em relação aos números de 2012.
Durante a programação do evento, pesquisadores e especialistas apresentam giros tecnológicos, palestras e apresentações de resultados aos produtores rurais.