Durante pleito virtual realizado no último sábado (19), o produtor rural Marcelo Bertoni, do município de Bonito, foi eleito presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) para o triênio 2021/2024. A eleição foi realizada de forma remota e contou com a participação de 67 sindicatos rurais do Estado.
De acordo com a Famasul, foram registrados 67 dos 68 votos possíveis. A nova gestão é composta pelo presidente Marcelo Bertoni, Mauricio Saito como vice-presidente, Frederico Stella como diretor-tesoureiro e Claudio Mendonça como diretor-secretário. Também integram a nova diretoria os presidentes dos sindicatos rurais de Maracaju, Fábio Olegário Caminha, e Miranda, Massao Ohata, exercendo a função de 2º e 3º secretários. André Cardinal Quintino, de Ponta Porã, e a vice-presidente de Três Lagoas, Stéphanie Ferreira Vicente, atuarão como 2º e 3º tesoureiros.
O conselho fiscal é composto pelos presidentes Jefferson Doretto de Souza, de Bonito, Henrique Mitsuo Vargas Ezoe, de Rio Negro, e Telma Menezes de Araújo, de Nova Alvorada do Sul.
Na ocasião, Marcelo Bertoni destacou que as iniciativas desenvolvidas entre os anos de 2015 e 2021 serão mantidas, e ressaltou que sua gestão implementará novos projetos com intuito de fortalecer as relações institucionais e a representatividade do produtor rural.
“Todas as iniciativas que, de forma muito sólida, foram estruturadas nos últimos 6 anos terão continuidade e, principalmente, serão a base para construirmos uma gestão que siga acompanhando o vigoroso crescimento da agropecuária de Mato Grosso do Sul. A perspectiva para o cenário mundial é de desafios, mas maiores ainda são as oportunidades. Seguiremos firmes, lado a lado com o produtor, reforçando a representatividade da Famasul, as relações institucionais, incentivando a qualificação e a sustentabilidade no campo”, enfatizou Bertoni.
Produtor rural desde 1989, Marcelo Bertoni foi um dos fundadores do Movimento Nacional dos Produtores (MNP), em 1994 e diretor-secretário da Associação dos Criadores do Vale do Aquidaban e Nabileque (ACRIVAN) nos anos de 2008 a 2010. Atuou como diretor-presidente no Sindicato Rural de Bonito entre 2011 a 2016, e vice-presidente entre 2017 e 2019. Também foi delegado e representante efetivo como o 1º secretário até 2021.
Na Famasul, foi eleito diretor-tesoureiro para o triênio 2018/2021, tendo atuado em pautas destinadas à conservação do meio ambiente atrelada à produção, foi titular da Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água, da Comissão Nacional de Meio Ambiente, do Comitê Estadual do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera do Pantanal, do Conselho Estadual de Controle Ambiental (Ceca) e da Frente Parlamentar de Unidade de Conservação. Conforme a assessoria, Bertoni ainda faz parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda (CBH-Miranda), do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra da Bodoquena (CCPNSB), e do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Bonito (Condema).