Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2025


Rural Segunda-feira, 21 de Junho de 2021, 10:05 - A | A

Segunda-feira, 21 de Junho de 2021, 10h:05 - A | A

Agronegócio

Sindicatos rurais elegem nova diretoria da Famasul

Chapa liderada por Marcelo Bertoni foi eleita por unanimidade

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Famasul

Famasul elege nova diretoria para triênio 2021/2024

Pleito eleitoral contou com participação de 67 sindicatos

Durante pleito virtual realizado no último sábado (19), o produtor rural Marcelo Bertoni, do município de Bonito, foi eleito presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) para o triênio 2021/2024. A eleição foi realizada de forma remota e contou com a participação de 67 sindicatos rurais do Estado. 

 

De acordo com a Famasul, foram registrados 67 dos 68 votos possíveis. A nova gestão é composta pelo presidente Marcelo Bertoni, Mauricio Saito como vice-presidente, Frederico Stella como diretor-tesoureiro e Claudio Mendonça como diretor-secretário. Também integram a nova diretoria os presidentes dos sindicatos rurais de Maracaju, Fábio Olegário Caminha, e Miranda, Massao Ohata, exercendo a função de 2º e 3º secretários. André Cardinal Quintino, de Ponta Porã, e a vice-presidente de Três Lagoas, Stéphanie Ferreira Vicente, atuarão como 2º e 3º tesoureiros. 

 

O conselho fiscal é composto pelos presidentes Jefferson Doretto de Souza, de Bonito, Henrique Mitsuo Vargas Ezoe, de Rio Negro, e Telma Menezes de Araújo, de Nova Alvorada do Sul. 

 

Na ocasião, Marcelo Bertoni destacou que as iniciativas desenvolvidas entre os anos de 2015 e 2021 serão mantidas, e ressaltou que sua gestão implementará novos projetos com intuito de fortalecer as relações institucionais e a representatividade do produtor rural.

 

“Todas as iniciativas que, de forma muito sólida, foram estruturadas nos últimos 6 anos terão continuidade e, principalmente, serão a base para construirmos uma gestão que siga acompanhando o vigoroso crescimento da agropecuária de Mato Grosso do Sul. A perspectiva para o cenário mundial é de desafios, mas maiores ainda são as oportunidades. Seguiremos firmes, lado a lado com o produtor, reforçando a representatividade da Famasul, as relações institucionais, incentivando a qualificação e a sustentabilidade no campo”, enfatizou Bertoni. 

Arquivo/Famasul

Sindicatos rurais elegem nova diretoria da Famasul

Marcelo Bertoni foi eleito Presidente da Famasul

Produtor rural desde 1989, Marcelo Bertoni foi um dos fundadores do Movimento Nacional dos Produtores (MNP), em 1994 e diretor-secretário da Associação dos Criadores do Vale do Aquidaban e Nabileque (ACRIVAN) nos anos de 2008 a 2010. Atuou como diretor-presidente no Sindicato Rural de Bonito entre 2011 a 2016, e vice-presidente entre 2017 e 2019. Também foi delegado e representante efetivo como o 1º secretário até 2021.

 

Na Famasul, foi eleito diretor-tesoureiro para o triênio 2018/2021, tendo atuado em pautas destinadas à conservação do meio ambiente atrelada à produção, foi titular da Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água, da Comissão Nacional de Meio Ambiente, do Comitê Estadual do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera do Pantanal, do Conselho Estadual de Controle Ambiental (Ceca) e da Frente Parlamentar de Unidade de Conservação. Conforme a assessoria, Bertoni ainda faz parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda (CBH-Miranda), do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra da Bodoquena (CCPNSB), e do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Bonito (Condema).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS