Campo Grande 00:00:00 Sábado, 18 de Janeiro de 2025


Rural Domingo, 12 de Maio de 2013, 07:30 - A | A

Domingo, 12 de Maio de 2013, 07h:30 - A | A

Sistema irá monitorar solo de MS via satélite

Aliny Mary Dias - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Um sistema lançado pela Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja-MS) na última semana promete monitorar via satélite o solo de Mato Grosso do Sul. O Projeto Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga Web) é uma evolução do Siga MS que já monitora a área de produção de grãos do Estado.

O diferencial do Siga Web será a disponibilidade online dos dados a todos interessados. Mantendo o foco na cultura de grãos, a Aprosoja/MS incorpora no projeto dados do uso do solo do Estado e ocupação por outras culturas com mapeamentos, dados gráficos.

Os últimos dados divulgados pelo projeto Siga MS fazem referência à safra recorde de soja e à expectativa do milho safrinha. No Estado a safra 2012/13 destinou 2 milhões de hectares para a cultura da soja e foram colhidas aproximadamente 48 sacas por hectares, gerando um volume de 6 milhões de toneladas da oleaginosa.

Quanto a segunda safra de milho, os agricultores destinaram uma área equivalente a 1,4 milhões hectares, com a expectativa de produzirem média de 83 sacas por hectare e acumularem 6,8 milhões de toneladas.

O projeto é desenvolvido com recursos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), por meio do Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja (Fundems).

No lançamento, foram apresentadas informações da produção agrícola do Estado desde 2009 aos representantes do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB/MS), ADM, Monsanto, Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore MS) e Cargill.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS