Na área plantada em Mato Grosso do Sul o plantio de soja atingiu 90%, de acordo com o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga/MS). Os produtores começaram a pensar nas estratégias de mercado que garantem um rendimento bom. Esse é o foco do Circuito Aprosoja, que chegou na última quinta-feira (19) em São Gabriel do Oeste.
De acordo com a Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja), expectativa é de uma colheita de 7,4 milhões de toneladas do grão em Mato Grosso do Sul, o que representa de 4,5%, na comparação com o ciclo passado.
Já de acordo com o presidente da entidade, Christiano Bortolotto, além de se preocupar com o mercado, o produtor não pode se descuidar dos imprevistos na lavoura, como as questões climáticas, que podem ajudar no desenvolvimento da planta e formação de vagens ou até mesmo danificar a lavoura. “Por isso, a necessidade de se colocar em prática estratégias de mercado que serão apresentadas no maior evento de pré-safra do país”, comenta.
O circuito começou às 19h, no Lions Clube de São Gabriel do Oeste, que fica na Rua José Honório Sobrinho, 1042, no Bairro Capão Redondo II. Houve palestra do engenheiro agrônomo e analista de mercado, Fernando Muraro Junior. Com o tema “Soja e Milho: Safra 2015/2016”, o analista propôs que os agricultores façam planejamento da produção e prospecção de vendas e dá dicas de comercialização.
A última etapa do evento será na sexta-feira (27), em Campo Grande, durante o MS Agro, seminário realizado pela Aprosoja/MS e a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).