Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025


Rural Segunda-feira, 02 de Junho de 2008, 13:38 - A | A

Segunda-feira, 02 de Junho de 2008, 13h:38 - A | A

UE considera Paraguai \"fornecedor confiável\" de carne

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) (DA)

O Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG) e o Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa) do Paraguai emitiram um comunicado conjunto sobre a auditoria realizada por especialistas europeus do Serviço Alimentício e Veterinário (FVO) da Comissão Européia. O texto indica que os técnicos enviaram um esboço do relatório da missão feita no Paraguai entre 9 e 17 de abril. Os especialistas verificaram instalações pecuárias, frigoríficos e serviços regionais do Senacsa. O objetivo foi avaliar as condições de sanidade animal do Paraguai, os controles para a saúde pública e os procedimentos de certificação.

'O documento ressalta que existem evidências científicas fundamentadas da ausência de circulação do vírus da febre aftosa no território nacional, destacando também a conformidade dos controles oficiais do Paraguai, recomendando às autoridades comunitárias a considerar o Paraguai como um fornecedor confiável de carne fresca à União Européia (UE)', disse o documento emitido pelas autoridades paraguaias.

O comunicado diz também que esta conclusão dos especialistas europeus outorga uma classificação positiva às inspeções realizadas e particulariza os avanços obtidos no setor pecuário e a nível das autoridades competentes.

No entanto, o documento esclarece que os europeus recomendaram realizar ajustes em alguns setores do sistema de certificação oficial.

'Quanto aos passos seguintes, conforme os procedimentos vigentes, o Senacsa conta com 25 dias úteis para a comunicação de um plano de ação para implementar as recomendações', informa o comunicado.

Segundo o documento, a Direção Geral de Saúde e Proteção dos Consumidores (Sanco) da Comissão Européia deverá encaminhar o documento paraguaio ao Comitê Permanente, a quem compete decidir com relação à autorização para a entrada de carne bovina paraguaia. A reportagem é do ABC Digital. (Informações Rural Centro)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS