Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025


Rural Segunda-feira, 06 de Outubro de 2008, 08:30 - A | A

Segunda-feira, 06 de Outubro de 2008, 08h:30 - A | A

UE determina fim de embargo à carne de MS, MT e MG

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Três estados brasileiros estão mais próximos de voltar a exportar, sem restrições, carnes para a União Européia. Um comitê de especialistas da Comissão Européia (CE), órgão executivo da União Européia (UE), recomendou, sexta-feira (3), a suspensão do embargo à carne produzida em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais.

A retomada das exportações agora depende de a recomendação ser publicada no Diário Oficial da UE. No entanto, ainda não há data certa para a decisão ser oficializada e a carne desses estados levará pelo menos dois meses após o fim do embargo para chegar à Europa.

Responsável pelo controle sanitário na União Européia, o Comitê para Cadeia Alimentar e Saúde Animal avaliou que a saúde os animais dessas regiões estão saudáveis. Os especialistas também entenderem que as garantias das autoridades brasileiras seguem as exigências européias.

Atualmente, os três estados são considerados, pela Organização Mundial para a Saúde Animal, áreas livres de febre aftosa com vacinação. O último a receber essa classificação foi Mato Grosso do Sul, em agosto. Mato Grosso e Minas Gerais receberam a classificação anteriormente, mas têm apenas algumas fazendas liberadas para exportar à Europa.

Assim que a venda da carne for liberada, os exportadores desses estados terão de se enquadrar às regras impostas pela Comissão Européia em março. Além de só poderem vender carne desossada e maturada, terão que se submeter a controles de qualidade especiais. As propriedades também terão de ser inspecionadas e habilitadas por técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Em dezembro do ano passado, a União Européia suspendeu todas as importações de carne do Brasil, alegando deficiências nos controles fitossanitários após um surto de febre aftosa. Após diversas negociações, várias fazendas e regiões do país voltaram a exportar, mas apenas a carne de São Paulo e Paraná está liberada.

A proibição da importações de carne do Brasil pela UE, apontou a BBC Brasil, é considerada um dos motivos da queda no volume de exportações de carne neste ano. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), o total de toneladas vendidas ao exterior caiu 16% de janeiro a setembro na comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar disso, as receitas em dólares aumentaram 22% por causa da alta no preço do produto. (As informações são da BBC).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS