Campo Grande Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Saúde Sábado, 03 de Novembro de 2007, 07:33 - A | A

Sábado, 03 de Novembro de 2007, 07h:33 - A | A

Iagro e Ministério Público interditam laticínio em São Gabriel do Oeste

Da Redação

A Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e o Ministério Público interditaram dia 31.10, o Laticínio Latsul, em São Gabriel do Oeste, responsável pela produção do leite pasteurizado (de saquinho) São Luiz. O produto apresentou contaminação por coliformes fecais. Também estão sendo analisadas amostras de queijo e doce de leite, produzidos pela empresa. O resultado deve sair na próxima semana.

Segundo o gestor de Defesa Animal da Iagro, José Mário Pinesse, quinzenalmente, a Iagro monitora a qualidade do leite em todo o Estado e o laticínio já vinha apresentando contaminação no leite. Como não realizou os ajustes necessários para sanar o problema, a Iagro e o Ministério Público interditaram a indústria.

Além da contaminação do leite por coliformes fecais, a Latsul também apresentou problemas estruturais e também não renovou o contrato com o Conselho Regional de Medicina Veterinária, ou seja, não há técnico responsável. Para voltar a funcionar, o laticínio precisa sanar esses problemas e apresentar duas amostras consecutivas boas do leite produzido no controle de qualidade (nesse caso a coleta é feita pela própria indústria.

A partir disso, conforme informações da Iagro, fiscais da agência vão até o Latsul e fazem a coleta de cinco amostras. Se não houver indícios de contaminação, o laticínio poderá retornar às atividades. A Iagro também está analisando amostras de queijo e doce de leite, encontrados no Latsul. (Com informações do site do Governo)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS