Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2025


Tecnologia Sexta-feira, 13 de Junho de 2008, 11:43 - A | A

Sexta-feira, 13 de Junho de 2008, 11h:43 - A | A

Centro de Tecnologia do Bioetanol seleciona profissionais

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) (DA)

O Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE/MCT) abriu processo de seleção para profissionais de diversas áreas.

Os classificados participarão do desenvolvimento da unidade de pesquisa que será instalada dentro do campus do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/MCT), que fica no Pólo Ciatec II, em Campinas (SP). Nesta etapa inicial, o CTBE fica sob gestão da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS), que também gere o LNLS.

O Centro realizará pesquisas nas áreas de hidrólise enzimática para produção de etanol a partir de bagaço e palha de cana-de-açúcar; mecanização de baixo impacto, que preserve o solo e reduza custos no plantio e na colheita.

A hidrólise enzimática é uma tecnologia ainda não comercial, estudada em vários países.O processo consiste em extrair moléculas de açúcar da celulose, material resistente de que são feitos caule e folhas das plantas, convertendo esse açúcar em etanol, posteriormente.

No Brasil, as fontes de matéria-prima de celulose são os resíduos da produção de cana-de-açúcar: a palha, que fica no campo após a colheita, e o bagaço da cana, resultante do processo convencional de produção de açúcar e etanol nas usinas.

A conversão da celulose em etanol envolve dois passos fundamentais: quebrar as longas cadeias das moléculas de celulose em açúcares e fermentar esses açúcares em etanol.

O processo de quebra da celulose é realizado por enzimas secretadas por bactérias e fungos - a principal enzima é a celulase. O processo de conversão do açúcar extraído da celulose em etanol é realizado por leveduras, algo já dominado pela indústria. (MCT)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS