O Procon de Mato Grosso do Sul realizou uma pesquisa de preço com os materiais escolares, o resultado pode ser assustador, existe variação de quase 800% no comércio da Capital. Muitas escolas têm o inicio das aulas no começo de fevereiro por isso é importante que os pais ou responsáveis fiquem atentos na hora da compra.
Ao todo, foram pesquisados 76 itens em cinco estabelecimentos de Campo Grande. A maior variação (789%) foi detectada no apontador plástico simples sem depósito. Já o transferidor de 180º altera 700% o valor de uma loja para outra. No preço do compasso pequeno, a variação chega a 618%. O caderno brochura pequeno apresentou mudança de 555%. Na hora de comprar uma borracha branca pequena, o consumidor pode encontrar variação de até 400%. Um caderno universitário de dez matérias tem variação de 221%.
Esta é a primeira pesquisa de 2009 realizada pelo Procon. A última havia sido feita no dia 29 de janeiro de 2008. Entre a última de 2008 e a realizada neste ano, a variação foi de 9,44% de aumento nos preços. “Esta variação é considerada alta. De qualquer forma, esperamos que os preços sofram redução até a segunda pesquisa, nos dias 27 e 28 deste mês”, antecipa Lamartine Ribeiro, superintendente do Procon.
Em 2008, entre a primeira e a segunda pesquisa de material escolar, a redução nos preços chegou a 8,79%. A divulgação do resultado da segunda pesquisa de material escolar sai no dia 30 de janeiro. (Com Informações: Notícias MS)