Antes dizendo existir superávit, a cada nova informação sobre as finaças do Estado, o governador André Puccinelli (PMDB) apresenta números com mais insatisfação. Na manhã desta quinta-feira, 10 de dezembro, durante evento no Comando Geral da PM (Polícia Militar), anunciou que a estimativa é que Mato Grosso do Sul feche 2009 com déficit de cerca de R$ 250 milhões.
Como principais fatores da queda de arrecadação, André citou a diminuição no valor adquirido com a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o gás natural vindo da Bolívia e a crise econômico-financeira mundial.
“Anuímos recursos para fazer frente às vacas magras, em alusão ao texto bíblico. Por conta disso, nem o chacoalho do navio fez ele afundar”, disse André, usando de metáforas.
Petrobras
André afirma que a Petrobras faria uma manobra na arrecadação, onde a TBG (Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil), uma subsidiária da Petrobras, compra o combustível natural vindo pela Bolívia e passando por Mato Grosso do Sul, e revende e o revende à Petrobras pela metade do preço cobrado a outras.
Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)