O caos permanente do maior hospital público de Mato Grosso do Sul, a Santa Casa de Campo Grande ganha mais um capitulo em sua extensa 'novela'. Uma comissão da Câmara Municipal da Capital irá acompanhar e tentará encontrar saídas para os problemas da entidade filantorpica, mas que está a cerca de quatro anos em intervenção do poder público municipal.
Os vereadores aprovaram nesta terça-feira (31), em regime de urgência, o Projeto de Resolução nº 181/2011, a pedido do vereador Athayde Nery (PPS), que cria a Comissão Especial para Acompanhamento dos Problemas da Santa Casa. no que concerne ao atendimento e funcionamento da entidade. O projeto recebeu parecer favorável das comissões de Saúde, Justiça, Legislação e Redação Final, durante a sessão, e entrou para tramitação na Câmara.
Os recentes fatos envolvendo a precariedade no atendimento aos pacientes da Santa Casa, como a falta de respiradores mecânicos, obrigando funcionários da instituição a manterem respiradores manuais para o tratamento de internados, levou o vereador Athayde Nery a solicitar, na sessão da última quinta-feira (26/05), a adoção de um plano para “salvaguardar” o atendimento e a vida das pessoas que procuram a Santa Casa em busca de socorro médico. Em março deste ano, acompanhado do presidente da Câmara e demais vereadores, Athayde esteve em visita à Santa Casa, quando conversou com pacientes e funcionários e pode constatar o “colapso em que se encontra a instituição”.
Cinco pessoas já teriam morrido na Santa Casa, recentemente, devido à falta de respiradores no CTI e UTI, fato que levou Athayde a declarar que essas mortes não podem se tornar meras “estatísticas”. Na avaliação do vereador, o problema na Santa Casa é uma doença “que está se espalhando e precisa ser isolada e tratada”.
O projeto que cria a comissão também foi assinado pelos vereadores Dr. Loester, Paulo Siufi, Paulo Pedra, Thais Helena, Dr. Alex e Dr. Jamal. A partir da publicação da resolução, a Comissão Especial terá um prazo de 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias, para a apresentação do relatório conclusivo dos trabalhos.